terça-feira, 10 de maio de 2016

A intolerância religiosa para os Budistas


O Budismo surge no século VI antes de nossa era comum. Sidarta Gautama, o Buddha, afirmava que, antes dele, já existiram muitos Buddhas e, após ele, outros viriam.

Como funciona o Budismo ?
De acordo com os ensinamentos do Buddha, todos os seres vivos e as demais coisas, fatos etc estão interligados. Então, as religiões também estão, como se fôssemos uma grande família. Daí a importância da tolerância religiosa e nos demais sentidos.

Reportagem sobre a intolerância religiosa sobre os Budistas

Náthally Zordan
o caso do budismo de Nitiren Daishonin, que se fundamenta  na afirmação de que todas as pessoas têm o potencial de atingir a iluminação, do qual a estudante de arquitetura Náthally Zordan faz parte. Zordan afirma ter sofrido retaliações por conta de sua religião, mas pontua que muitas pessoas não entendem do que se trata. “Nunca aconteceu comigo de sofrer algum preconceito por ser budista, mas já ouvi uns casos de acharem que estamos "abandonando Deus" e esse tipo de coisa”. 
 Ela faz parte da Soka Gakkai, que é a designação de um movimento budista composto por aproximadamente treze milhões de pessoas no mundo inteiro, que tem como base o pensamento do monge japonês Nitiren (1222-1282). 
O budismo de Nitiren Daishonin tem, como prática principal, o Daimoku, que consiste na recitação do mantra "Nam-Myoho-Rengue-Kyo" e, como livro fundamental, o Sutra do Lótus.
 Já Ligia Prieto faz parte da Associação Meditar,  que parte dos conhecimentos budistas para sua filosofia a atividades, como, entre outros aspectos, promover a atitude mediativa, altruísta e pacífica, que implique paz interna e externa, não-violência, respeito pela natureza, alimentação natural, bons valores humanos, conhecimento e na sabedoria. “De uma maneira geral os budistas são mais tolerantes e consideram todo mundo igual. 
Eles não agridem ninguém, não vão contra os outros, são meio que na deles, então as pessoas não se incomodam”, diz Ligia. 
Budismo é uma filosofia ou religião não teísta, que abrange diversas tradições, crenças e práticas geralmente baseadas nos ensinamentos de Buda. 
Fontes
http://glo.bo/1qcaWv8
http://bit.ly/24LswJC

Nenhum comentário:

Postar um comentário